Jazz
O jazz, estilo musical essencialmente moderno, iniciou-se em 1890 nos Estados Unidos, em New Orleans. Esta forma de expressão artístico- musical teve sua origem no blues, nas work songs dos trabalhadores negros-americanos, no negro spiritual protestante e no ragtime.
O termo jazz começou a ser usado no final dos 10 e início dos anos 20 em New Orleans, Chigado, New York e Kansas City. Foi considerado por muito tempo como música barroca em razão de ter se iniciado em igrejas, teatros e salas de concerto. As letras que compunham as melodias eram formadas por um dialeto local das pessoas pobres da região sul dos Estados Unidos, protestava-se por meio delas contra as desigualdades sociais, o racismo, a massificação do mundo, entre outros fatores. Apesar de sua expansão se dar por este motivo, o jazz atingiu uma universalidade que poucas manifestações artísticas obtiveram.
Deste primeiro período é imprescindível ressaltar alguns músicos que foram considerados por muitos teóricos criadores e impulsionadores do jazz, são eles: Nick Lorocca e Jelly Roce Morton, King Oliver, Fats Waller, entre outros. Todavia, Louis Armstrong é por excelência o mais conhecido pelos apreciadores musicais.
Louis Armstrong é o músico de jazz mais conhecido do mundo, possuía uma musicalidade específica que quando somada a disciplina técnica resultado de suas performances com o grupo musical possibilitou que seu estilo pessoal aflorasse. Tornou-se extremamente importante no contexto musical, em razões de suas apresentações, conseguindo ampliar a extensão do seu trompete para notas consideradas inacessíveis aos instrumentistas anteriores. A improvisação é sua marca, assim como seu som límpido e quente.
A evolução do jazz, assim como em outras revoluções artísticas, segue um movimento pendular com tendências que se alteram, ou seja, o jazz se adaptará a cada contexto histórico do qual estará