Acadêmica de Enfermagem
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB) é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo ofertar e promover serviços que assegurem a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB: 1 – Adesão e Contratualização; 2 – Desenvolvimento; 3 – Avaliação Externa; 4 – Pactuação.
2 Método
Está é uma pesquisa avaliativa, voltada para o tema Vínculo e Coordenação do Cuidado na Estratégia Saúde da Família no Amazonas. Será um estudo quantitativo. Trataremos de quantificar as ações do Vínculo e Coordenação do Cuidado pelos profissionais e aquelas percebidas pelos usuários.
3 População e Amostra
Entrevistadores, profissionais e usuários das Unidades Básicas de Saúde que adotaram o modelo de Saúde Mais Perto de Você nos estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Paraná (em três regionais de saúde), Pernambuco, Rio de Janeiro (incluindo o município), Roraima e Tocantins.
4 Instrumento de Pesquisa
Entrevistas por meio do Instrumento de Avaliação Externa do Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade na aplicação de questionários a profissionais de saúde e usuários das unidades de atenção básica nos municípios e regiões dos oito estados participantes da Fase 3 do primeiro ciclo do PMAQ-AB.
Instrumento que é padronizado pelo Ministério da Saúde, o uso do tablet para que por meio eletrônico os entrevistadores tenham a facilidade de apenas selecionar a opção já descrita de resposta pelo