Vegetação
a) Floresta equatorial amazônica
A floresta Amazônica corresponde a uma cobertura vegetal equatorial que ocupa cerca de 40% do território brasilei-ro, além de abranger porções dos territórios da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
No Brasil, a floresta Amazônica ocupa praticamente toda a região norte, especialmente nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima e Rondônia, além do norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão.
Na região da floresta Amazônica o clima predominante é o equatorial, devido à proximidade com a linha do equador, em plena zona intertropical da Terra. Essa característica climática resulta em temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e praticamente não apresenta período de estiagem.
Fatores como calor e umidade são determinantes para explicar a enorme biodiversidade presente na floresta Ama-zônica.
A floresta em questão aparentemente é homogênea, no entanto, são identificadas certas particularidades vegetati-vas, além do relevo no qual está estabelecida.
A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
Mata igapó compreende uma cobertura vegetal que ocorre nas áreas de relevo suave (planícies) que se encontram às margens de rios, portanto, sofre inundações freqüentes. A mata de igapó possui aspecto de difícil acesso devi-do à incidência de árvores baixas que não supera 20 metros de altura, além de cipós, epífitas e plantas aquáticas.
Mata de várzea se estabelece em áreas um pouco mais elevadas que as planícies, dessa forma sofrem inundações, no entanto, ocasionais. Em virtude da umidade as árvores possuem alturas que oscilam entre 25 e 30 metros.
Mata de terra firme