Vegetação da Europa
As características climáticas da Europa, além de outros fatores determinantes, como o relevo e os tipos de solo, proporcionam a existência de formações vegetais diversificadas nesse continente, porém com predomínio daquelas adaptadas ao clima temperado. Observe abaixo as principais formações vegetais europeias.
Tundra: desenvolve-se no extremo norte da península Escandinava e da Rússia, onde há clima frio polar, com invernos longos e rigorosos. É formada, sobretudo, por gramíneas, musgos e liquens.
Floresta boreal (taiga): predomina, sobretudo, nas regiões onde há o domínio do de clima frio. Esta ao Sul da tundra e constitui-se principalmente de coníferas, muito exploradas nesse continente pela atividade madeireira.
Floresta temperada: desenvolve-se nas regiões de atuação de clima temperado, com estações do ano bem definidas (Verões quentes e Invernos frios) e predomínio de árvores caducifólias. Essa formação vegetal foi bastante alterada nos últimos séculos pela abertura das áreas para a exploração agrícola e pelo intenso processo de urbanização.
Estepe e pradaria: esses tipos de formação vegetal estão presentes no sudeste do continente europeu, onde dominam as gramíneas e as plantas herbáceas. A região foi intensamente transformada pela atividade agrícola por conter o solo de tchernozion, que apresenta alta fertilidade.
Vegetação de altitude: ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, como características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e liquens.
Vegetação mediterrânea: desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, mais quente que em outras partes da Europa e com uma longa estação seca. Caracteriza-se pelo predomínio de plantas adaptadas a esse tipo climático, como os garrigues e os maquis.
Fontes:
http://www.infoescola.com/geografia/vegetacao-da-europa/