Vegetais
Devido o paciente ser lacto vegetariano, não conseguimos suprir todas as necessidades dele.
A alimentação lacto vegetariana consiste no consumo de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, nozes, sementes e produtos lácteos. Excluindo totalmente o consumo de carnes, peixes e ovos.
Ao restringir o consumo de alguns alimentos deixamos muitas vezes de ingerir nutrientes essenciais ao nosso organismo. No caso da Dieta Vegetariana, ao serem excluídos alimentos de origem animal, estamos deixando de consumir nutrientes como vitamina B12,ferro e zinco. A vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal e utilizado na síntese de glóbulos vermelhos, atuando na prevenção de anemia. O ferro é uma das maiores preocupações, ao se avaliar a alimentação dos seguidores da Dieta Vegetariana, pois assim como a vitamina B12 esse mineral é um componente fundamental dos glóbulos vermelhos, pois junto como a hemoglobina realiza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea. As carnes são as principais fontes desse nutriente, também são encontrados em verduras verde escuro e leguminosas, contudo nesse caso para ser absorvido é preciso a associação com a vitamina C. O zinco também encontrado nas carnes é fundamental para síntese de muitas enzimas assim como desempenha importante papel na formação de proteínas e divisão celular.
Elaboramos um cardápio rico em vegetais de folhas verdes escuras, fruta fresca, cereais enriquecidos e variados vegetais para tentar satisfazer as necessidades do paciente.
Outro fator importante é o tabaco que auxilia na diminuição da vitamina C.
A deficiência de vitamina C pode chegar a causar manifestações hemorrágicas, perda de dentes, dores e edema articulares, alterações da pele e retardo da cicatrização
Por isso acrescentamos uma quantidade maior de vitamina C
http://www.revistavigor.com.br/2008/05/31/fumantes-tem-nivel-de-vitamina-c-40-mais-baixo-que-nao-fumantes/