Vdsl
Introdução
Na área entre o assinante e a central telefônica, também chamada de local loop, a atual infra-estrutura de transmissão de voz utilizada pelas concessionárias de serviços públicos de telecomunicações é formada por um par de fios metálicos trançados e requer uma largura de banda de 300 a 3.400 Hz.
A tecnologia DSL, termo abreviado de Digital Subscriber Line, ou ainda Linha Digital de Assinante, desenvolvida pela Bellcore, utiliza técnicas digitais de processamento de sinais com frequências de até 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz, que são capazes de otimizar a utilização da largura de banda do par metálico com velocidades que, dependendo do comprimento do par e da frequência do sinal, variam de 128 Kbps a 52 Mbps.
Além de melhorar tremendamente o acesso remoto para usuários Internet e disponibilizar serviços de alta velocidade para interconexão de redes locais, estão sendo vislumbradas diversas outras aplicações nas redes xDSL como, por exemplo, videoconferência, home shopping, ensino a distância, sistemas interativos,video sob demanda (incluindo televisão de alta definição), etc.
^
O que é xDSL
xDSL é um termo genérico utilizado para representar todas as tecnologias DSL . A letra "x" pode representar uma das seguintes implementações:
* "I", de ISDN;
* "S", de Symmetric ou ainda Single-line-high-bit-rate;
* "H", de High-bit-rate;
* "A", de Asymmetric;
* "V", de Very-high-bit-rate.
Como a tecnologia DSL é basicamente da camada física, as transmissões são transparentes a protocolos. Sendo assim, tem-se funcionalidades multiprotocolo, podendo ser utilizados diversos protocolos como IP, IPX, PPP, Frame Relay, ATM, etc.
Modems de alguns fabricantes até já possuem interface ATM, suporte MPEG-II para aplicações de vídeo sob demanda, gerenciamento SNMP, autenticação por controle de acesso, RADIUS ou TACACS, e outras características de segurança.
Modulação DMT e CAP
Há dois tipos de modulação para transmissões DSL. A