comunicao de dados - VDSL
COMUNICAÇÃO DE DADOS
TECNOLOGIA VDSL COM VETORIZAÇÃO:
PORTO ALEGRE, MAIO
2015
SUMÁRIO
1. Introdução.
2. Tecnologia VDSL.
3. Conclusão.
4. Bibliografia.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o assunto abordado será a tecnologia VDSL e Vetorização. Esta, tem como função uma alta capacidade de transmissão utilizando par de fios de cobre, tendo melhor efetividade tanto na transmissão de voz, quanto na transmissão de dados.
2.TECNOLOGIA VDSL
2.1 Breve historio da evolução da tecnologia DSL (Digital Subscriber Line)
A medida que a tecnologia avança, o volume de dados transmitido é cada vez maior, isso demanda das empresa que prestam serviços de telecomunicações um investimento cada vez maior na qualidade e quantidade de dados transmitidos.
Neste caminho, a tecnologia vai mudando para se adequar as novas necessidades. A grande maioria das comunicações residenciais utiliza a tecnologia ADSL, porém com a crescente demanda dos mais variados dispositivos que acessam a internet, foi preciso melhorar a largura da banda da ADSL, cuja, já se encontra em sua melhor versão que é ADSL2+.
Então foi desenvolvida a tecnologia VDSL (Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line), que possui característica parecida ao ADSL, isto é, utiliza o tipo assimétrico de transmissão, sendo que a sua principal vantagem sobre o ADSL é que este pode atingir velocidades de transmissão muito superiores. Esta apresenta especificações necessárias para o atendimento das necessidades atuais, que necessita de uma maior largura de banda para seus usuários.
Em uma instalação de telefone padrão é utilizado um par de fios de cobre que a empresa telefônica fornece em sua residência. Esse par tem bastante largura de banda tanto para conversas de voz, como também transportar dados. Sendo que os sinais de voz utilizam apenas uma fração da capacidade disponível nos fios. A tecnologia VDSL explora essa capacidade restante para transmitir informações no fio, sem perturbar a