Questões (ética) rh
A busca desenfreada pelo lucro já deu exemplos, na economia mundial, de que negligenciar valores morais para provocar desequilíbrio na concorrência ou atrair investimentos é, na verdade, um dos caminhos ao fracasso certo. Cite uma situação de empresa com projeção mundial envolvida em escândalo financeiro, recente, por decisões não éticas com objetivo de lucro.
R: Falência fraudulenta da multinacional italiana Parmalat com grande operação no Brasil foi revelado em 2003, com a descoberta de um endividamento de 11 bilhões de Euros (38,5 bilhões de reais), que foi deliberadamente dissimulado, há vários anos, por meio de um sistema fraudulento com base em desafios contábeis, orçamentos falsos, documentos falsificados e lucros fictícios. Por ser permanente, a fraude não era detectáveis, tanto assim, que na própria véspera do escândalo eclodir, Deutsche Banck (Banco Central Alemão), por exemplo adquiriu 5,1% do capital da Parmalat. Este colosso empregada em torno de 37 mil funcionários em mais de 30 países e seu faturamento chegou em 2002, a 7,6 bilhões de Euros (cerca de 27 bilhões de reais), valor superior ao do PNB (produto nacional bruto) de países como o Paraguai, a Bolívia, Angola e Senegal.
Tema 2 Questão 9
Com base no texto, indique os três grupos com os quais a empresa tem responsabilidade social, neste caso, bem como as respectivas ações que serão realizadas no âmbito da responsabilidade social.
R: os três grupos são: funcionários, prestadores de serviço e fornecedores de peças. A responsabilidade social da empresa no caso de desligamento de funcionários é de investimento em programas de recolocação profissional com reintegração ao mercado de trabalho apoio psicológico, apoio médico e replanejamento de atividades de prestadores de serviço.
Tema 3 Questão 8
As áreas de formação, desejáveis à gerência-líder, de acordo com o PLT, envolvem diversos aspectos como a “visão pró-ativa” e a “visão auditora”. Estabeleça um comparativo entre