Redes de acesso
Redes de Acesso
Tecnologia DSL
Designam-se por DSL (Digital Subscriber Line) as tecnologias de transmissão digital na linha do assinante, entre o equipamento terminal do utilizador e a central local pública e baseadas em par de cobre entrançado. Estas tecnologias caracterizam-se por possibilitar débitos elevados, sem necessitar de grandes investimentos em infra-estruturas de rede de acesso, utilizando para tal uma largura de banda no par entrançado muito superior à utilizada no serviço telefônico normal.
Dada a quase ubiquidade deste meio físico a DSL apresenta-se como uma tecnologia capaz de, no curto prazo, suportar com custos razoáveis a disseminação do acesso a serviços de banda larga, possibilitando vários serviços simultâneos, nomeadamente de voz, dados e vídeo, com elevados débitos.
xDSL
Designa-se genericamente por xDSL o conjunto de tecnologias DSL, algumas das quais já estão normalizados e outros persistem como tecnologias proprietárias. As tecnologias já normalizadas ou em fase avançada de normalização são as seguintes: HDB3 T1/E1, IDSL, HDSL, SDSL, ADSL, UDSL (ADSL Lite), SDSL/SHDSL e VDSL.
ADSL
A tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) foi desenvolvida no início dos anos 90, estando especialmente vocacionada para abordar o mercado residencial. Tal como o nome indica, a transmissão de dados é feita de modo assimétrico, sendo possível atingir ritmos até 8Mbit/s no sentido descendente (da rede para o utilizador) e até 1Mbit/s no sentido ascendente (do utilizador para a rede). Esta tecnologia permite que o utilizador continue a usar simultaneamente a linha telefónica analógica, através da instalação de um Splitter externo, basicamente constituído por dois filtros, um passa-baixo para o telefone e um passa-alto para os dados. A tecnologia UDSL / ADSL Lite /