Vazão - usinas hidrelétricas
2.1. Introdução
O objetivo deste capítulo é descrever todas as informações relacionadas às usinas hidrelétricas e que devem ser levadas em consideração nos estudos de planejamento e expansão dos sistemas elétricos. Atualmente, o ONS (Operador Nacional do Sistema) é o agente responsável por gerenciar as informações das usinas hidrelétricas que fazem parte do SIN (Sistema Interligado Nacional). Antes da re-estruturação do SEB (Setor Elétrico Brasileiro), o gerenciamento destes dados ficavam sob a responsabilidade da Eletrobrás.
2.2. Banco de Dados
O ONS disponibiliza um arquivo de dados que geralmente possui o nome (HIDR.DAT) que é gravado em um formato denominado binário. Desta forma, não é possível se editar os seus dados através de editores de texto ou gerenciadores de banco de dados convencionais. Cada usina hidrelétrica possui armazenadas as informações descritas nas subseções a seguir.
2.1.1. Número de Referência
Cada uma das usinas possui um número que serve para identificá-la e funciona como se fosse uma carteira de identidade da usina. O número de referência corresponde também a posição da usina no arquivo HIDR.DAT. Colocar que o número do registro é igual ao número de referência / FIGURA HIDR.
2.1.2 Nome da Usina
O nome da usina deve conter no máximo 12 caracteres alfa numéricos. Esta é uma restrição que foi herdada do tempo em que era importante estabelecer limites bem definidos para toda variável alfa-numérica tratada por programas computacionais.
2.1.3. Posto de Medição de Vazão
Como já foi abordado anteriormente, o Sistema Interligado Nacional é composto predominantemente por usinas hidrelétricas e isto faz com que o planejamento da operação no médio e longo prazo deva levar em consideração o comportamento hidrológico das suas bacias hidrográficas. Logo, o estudo de modelos estocásticos3 que
Modelos Estocásticos: A partir de uma série temporal, que neste caso é conhecida como registro histórico de