Usinas hidrelétricas
Bruno Dalla Nora Santos Davy Iacoponi
Usina Itaipu Binacional (Brasil-Paraguai) – Maior (?) UHE produtora de Energia atualmente
As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica. O princípio básico é usar a força de uma queda d’água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.
Os principais componentes das usinas hidrelétricas são: a BARREIRA, ou represa, onde fica armazenada a água que irá gerar a energia, e é também o maior responsável pelo impacto ambiental de uma usina; o CANAL, por onde a água passa assim que a porta (ou comporta) de controle é aberta enviando água para o duto que a levará às turbinas; TURBINAS, que fazem cerca de 90 RPM; GERADORES, que com uma série de ímãs produzem corrente elétrica; um TRANSFORMADOR ELEVADOR, que aumenta a tensão da corrente elétrica até um nível adequado à sua condução até os centros de consumo; o FLUXO DE SAÍDA, (ou tubo de sucção) que conduz a água da turbina até a jusante do rio; e as LINHAS DE TRANSMISSÃO, que distribuem a energia gerada.
Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é perdida sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada. Assim, o usuário pode transformá-la em outras formas de energia.
CICLO HIDROLÓGICO
O ciclo hidrológico é importante para as usinas hidrelétricas porque elas dependem do fluxo de água. Se não chove perto da usina, a água não é coletada. Se a água não for coletada, menos água passa