USINAS HIDRELÉTRICA
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária à construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Para construir uma usina demanda muitos investimentos e custos altos. Primeiro, é necessário desviar o rio de seu curso natural e secar seu leito, para depois iniciar o trabalho de erguer a barragem e a usina de força. Nessas realizações, geralmente a quantidade de mão de obra empregada é muito grande. A hidrelétrica de Itaipu, por exemplo, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, mobilizou cerca de 80.000 pessoas, desde operários, técnicos e seus familiares, até comerciantes e outros profissionais.
A construção dessa usina (com capacidade para gerar 12,6 milhões de quilowatts, obtidos através do represamento de uma área de 1400 km2) exigiu sete anos de trabalho, a cooperação entre o Brasil e o Paraguai, e um investimento de mais de dois bilhões de dólares.
Tal soma de investimentos justifica-se pela grande capacidade de consumo das regiões que serão abastecidas pela usina de Itaipu: grande parte do Paraguai, o Sul e o sudeste do Brasil. Essa é também a razão pela quais as grandes hidrelétricas se concentram no Sudeste. Aí, o elevado grau de industrialização e a grande concentração populacional não só compensa os altos investimentos em usinas como também os exigem.
As usinas Hidrelétricas mais Potentes do Mundo
Três Gargantas
Localizada no Rio Yang-tsé, na China, a Usina de Três Gargantas começou a ser construída em1993 e foi concluída em 2006. Tem capacidade de 22500 megawatts (MW) e área alagada de 1045 km2.
Itaipu
Localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, no Rio Paraná, foi concluída em 1983 e tem capacidade de 14000 MW. Produz 22% da energia utilizada no Brasil e 93 da do Paraguai. Infelizmente, para sua construção, foi