Vasopressina
A vasopressina é secretada pela neuroipófise (porção posterior da hipófise), mas é produzida por células nervosas do hipotálamo que estendem seus axônios até a neuroipófise.
O hormônio antidiurético e a ocitocina são sintetizados por neurônios no hipotálamo e depois secretados, e os hormônios que são secretados pela hipófise posterior são produzidos no hipotálamo.
O hormônio do crescimento (GH), também conhecido como somatotrofina (ST), é um hormônio protéico produzido e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.
A prolactina (abreviada como "PRL") é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca ahiperprolactinemia, causando, nas pessoas que possuem útero, alteração menstrual e infertilidade. No homem, geraimpotência sexual por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).
Adenocorticotropina localizada também na adeno-hipófise. O ACTH possui meia-vida de 6 minutos e é responsável por estimular a síntese e secreção de cortisol ou corticosterona pelo córtex da adrenal. O mecanismo de ação desse hormônio é mediado pela interação com receptores específicos, ativando o sistema adenilciclase e a vida do fosfatilinosil. A ligação do ACTH ao receptor pode definir tanto a secreção de glicocorticóides quanto de esteróides sexuais. Em concentrações elevadas pode promover lipólise, estimular a captação de glicose e aminoácidos pelo tecido muscular, aumentar a secreção do hormônio do crescimento (GH) e estimular a secreção de insulina.
O hormônio estimulante da tiroide ou hormona estimulante da tiroide , tirotrofina ou simplesmente TSH, também localizada na adeno-hipófise é um hormônio que induz a maior ou menor atividade da tiroide. O TSH é produzido e liberado