vaso trifasico
O vaso separador trifásico é um dos principais equipamentos de uma unidade de processamento primário de petróleo. É nele que separamos o óleo da água livre e do gás em solução. Ele é composto basicamente por placas defletoras, placas vertedoras, extratores de névoas,válvulas de controle de nível,válvulas de controle de pressão e tubulações. Para melhor entendimento do funcionamento do equipamento, a explicação será dividida em duas partes: Separação entre líquido e gás e entre água e óleo.
Na separação entre líquido e gás, todo fluído que entra no vaso se choca contra uma placa defletora. Esse choque provoca uma mudança brusca de velocidade e direção do fluído. A força da gravidade influencia na separação das gotículas mais pesadas que deixam a corrente de gás e se acumulam no fundo do vaso, na câmara de decantação. Esta seção de coleta deve ter um tempo de retenção apropriado, necessário para que o gás restante acumulado no líquido se desprenda e vá para o espaço superior do vaso. Além disso, existe ainda extratores de névoa na saída do vaso com a finalidade de evitar que gotas de líquido que ficaram na fase gasosa escoam para tubulação de gás.
Na separação entre água e óleo, como temos um controle de nível da interface entre os fluídos, sendo o óleo sob a água, devido àquele ser menos denso do que este, e uma placa vertedora que isola a câmara em duas partes, o óleo transborda para a parte isolada da câmara e consequentemente é escoado. Quanto a água, a mesma é escoada de acordo com o controle de nível da interface.
Complementando a ideía inicial, deve-se considerar a existência de dois tipos de vasos separadores trifásicos: Horizontal e vertical.
Os separadores horizontais são normalmente mais eficientes sob o ponto de vista da separação entre líquido e gás, uma vez que oferecem uma área superficial de interface maior que permite uma maior decantação das gotículas de óleo presentes na fase gasosa, além de favorecer o