Vascularização da Face
IRRIGAÇÃO
Irrigação dos músculos da expressão facial -> Artéria facial (principalmente) e ramos da artéria carótida externa.
Rica rede anastomótica (superficial e profunda) -> Fácil cicatrização após trauma/lesão e menor risco de infecção devido à rica vascularização.
*Anastomoses superficiais irriga principalmente a musculatura da expressão facial.
*Anastomoses com a artéria contralateral.
*A vascularização profunda da face é de grande importância, pois pode ter comunicação com o seio cavernoso e acarretar uma encefalite ou tromboflebite do seio cavernoso, podendo levar o paciente ao óbito.
Artéria Carótida Externa (ramos que irrigam a face)
- A maioria dos ramos que irrigam a face tem origem na artéria carótida externa.
1) Artéria Occipital
2) Artéria Auricular Posterior
3) Artéria Facial (principal)
4) Artéria Maxilar (maior ramo terminal)
5) Artéria Temporal Superficial
1) Artéria Occipital
Trajeto: Tem um trajeto pela face quando ela passa medialmente pelo ventre posterior do musculo digástrico e medialmente (*no sobotta está lateralmente) pelo processo mastoide e segue até o couro cabeludo, acompanhada pelo nervo occipital, para irrigar a região do dorsal da cabeça e o couro cabeludo posteriormente.
2) Artéria Auricular Posterior
Trajeto: Passa posteriormente ao pavilhão auricular e anteriormente ao processo mastoide, irrigando a região do escalpo lateralmente (*anastomose com o ramo frontal da artéria temporal*) e o pavilhão auricular.
3) Artéria Facial
Trajeto: Possui um trajeto ascendente, onde ela passa profundamente à glândula submandibular, irrigando esta, e passa ao nível do terço médio da margem inferior da mandíbula ascendendo obliquamente pela face, emitindo seus ramos, até chegar ao seu ramo terminal, localizado no canto medial do olho, que é a artéria angular.
Ramos:
1. Artéria Mentual (submentual): Primeiro ramo da artéria facial com trajeto medial para irrigar o mento (queijo). Se anastomosa com