Variáveis e incontroláveis
Curso Técnico em Administração
Profª Lilian Dias
Análise do ambiente de marketing: micro ambiente e macro ambiente; noções de variáveis controláveis e incontroláveis
Variáveis Controláveis e Incontroláveis
Segundo a teoria do composto de marketing, toda empresa desenvolve suas estratégias próprias de apresentação de seu produto/serviço ao mercado, porém sempre tendo clara a avaliação de todos os fatores que podem interferir na implantação dessas estratégias. Estes fatores são variáveis próprias do ambiente de mercado e podem estar inseridos ou fora dele, porém capazes de modificá-lo em vários aspectos: gostos, costumes, formas de comercialização, etc. Qualquer empresa que deseja a comercialização de seus produtos deve desenvolver previamente um planejamento que contemple a estas quatro variáveis.
Para Kotler, “o COMPOSTO DE MARKETING é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seu objetivo de marketing no mercado-alvo. As decisões do composto de marketing devem ser tomadas considerando os canais de distribuição e os consumidores finais”. O Composto de Marketing trata do agrupamento dos quatro principais pontos de interesse para os quais as empresas precisam estar atentas, caso desejem seguir competitivas no mercado.
Estas variáveis podem ser classificadas em Controláveis e Incontroláveis.
Variáveis Controláveis (4P´s) - são aquelas cujo seu controle é exercido em sua totalidade pela própria empresa. Está nas mãos da empresa decidir sobre qual a melhor posição a tomar em relação às mesmas (Produto, Preço, Praça ou ponto de venda e Propaganda ou promoção), onde estas variáveis precisam estar voltadas para o público-alvo ao qual o produto/serviço quer atingir.
Produto
Organização
Preço
Praça
Promoção
Consumidor
Análise dos componentes da estratégia de marketing do negócio
• Análise do mercado-alvo: descrição dos segmentos de mercado que compõe o conjunto de clientes/consumidores