Varios
A cromatografia em camada delgada é uma técnica de adsorção líquido-sólido, que a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária. Ela acontece pela separação de substancias por meio das suas diferentes velocidades de migração em razão ao solvente, fixando em uma fase solida.
É um método mais rápido e econômico, é muito escolhido para reações orgânicas.
Este método a fase estacionaria é uma camada fina formada por um sólido granulado depositado sobre uma placa que deve atuar como suporte inerte. As gotas da solução a ser separada são aplicadas em um ponto próximo ao extremo inferior da placa e após a secagem ela é colocada em um recipiente contendo a fase móvel, de modo que sua base fique submersa. Por capilaridade o solvente começa a molhar a fase estacionaria. E após o deslocamento da fase móvel, e a placa seca e feita a revelação com reativos.
O parâmetro de maior importância na CCD é o fator de retenção, que é a razão entre a distância percorrida pela substância e a distância percorrida pela fase móvel. Esse fator determinará se a substância analisada confere com a substância padrão .
A principais aplicações da CCD são:
- Estabelecer a identidade de dois compostos; - Determinar o número de componentes de uma mistura;
- Determinar o solvente apropriado para uma separação por cromatografia em coluna;
- Monitorar uma separação realizada por cromatografia em coluna através da identificação de frações coletadas;
- Checar a eficiência de uma separação;
- Monitorar o andamento de uma