Varios
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA
GARCIA, Karina Aparecida da Costa Muller 1
CAVALARI, Nilton 2
RESUMO
O presente artigo tratará sobre os processos de desenvolvimento psicológico da criança, exigindo uma postura do meio social e cultural, onde precisa ser considerada com um ser real e não abstrato. As crianças possuem especificidades que se caracterizam, como sujeitos que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio, e devem ser vistas como parte de um mundo que determina como ser humano em processo de humanização, um ser histórico-social, construtor do seu desenvolvimento e do seu aprendizado. Sendo o corpo o objeto do homem e justifica-se a sua existência, na qual a sua totalidade aparece imediatamente como abertura para o mundo. O corpo expressa a palavra, o sentimento, o concreto verbal para o outro e pelo o outro. O desenvolvimento psíquico se faz através de interações entre a criança e o seu contexto, físico e social e essa construção se da de modo significativo se incorporar a psicomotricidade, onde não se divide parte do ser humano em aspecto cognitivo, afetivo social ou motor.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Desenvolvimento infantil. Corpo. Movimento.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é parte de um processo avaliativo sobre a psicomotricidade essencial para a produção de conhecimentos na infância. O desenvolvimento emocional, intelectual e social são questões que estão intimamente relacionadas à linguagem corporal e as vivências lúdicas na infância.
1
Karina Aparecida da Costa Muller Garcia, graduada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Paraná e cursando pós-graduação em psicomotricidade pela UCP- Instituto RHEMA Educação em Arapongas – Paraná.
2
Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)-Paraná e ex-docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Paranaense (UNIPARA),