Estrutura e organização da educação brasileira
Os seres humanos são muito diferentes. Formados por várias raças, variam na cor da pele, altura, no cabelo, sexo, deficiências e em muitas outras características físicas. Nós diferimos também em nossas crenças, valores, modos de estabelecer laços familiares, aspectos de organização da vida em sociedade, origem socioeconômica e orientação sexual.
Na sua origem, a palavra direito significa exatamente aquilo que é reto, correto ou justo.
Sendo assim é necessário respeitar e ser respeitado. Isso não significa aderir aos costumes ou concordar com que ele faz mais simplesmente respeita- lo como expressão de diversidade.
O grande desafio é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar reconhecer a riqueza representada por essa diversidade étnico cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro. O trabalho com a pluralidade cultural se dá a cada instante, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros.
A diversidade cultural fica ainda mais clara se levarmos em conta que nenhuma cultura humana se desenvolveu sem estabelecer relações de troca, aproximação e diferenciação com seus vizinhos. Devemos reconhecer que a pluralidade cultural representa o acúmulo das experiências e das conquistas humanas.
“A igualdade (...) é afirmada no plano da dignidade humana. É evidente que nem todos os homens são iguais no que tange à capacidade física e às qualidades intelectuais e morais.
Nós homens somos fundamentalmente iguais pela nossa origem e pelo nosso destino. Todos somos iguais na nossa natureza humana: todos somos chamados a ser pessoas, à liberdade, ao amor e à vida. Isto quer dizer que todos temos direitos fundamentais para podermos nos desenvolver como seres humanos”
JUAN JOSÉ MOSCA e LUIS PÉREZ