Varios
Compreender: para nós, o conhecimento deve levar à compreensão. Não basta conhecer o outro. É preciso uma disponibilidade tão aguda e generosa que nos permita sentir o outro. Como nomeamos esse caminho do conhecimento à compreensão? Compaixão. Pati (sentir, sofrer) e cum (com) são a raiz latina dessa palavra. Acreditamos que, quanto mais sentirmos com o outro, quanto mais nos enxergarmos na vida e nas marcas que ela deixa no outro, mais nos encontraremos individualmente, nos conheceremos, seremos melhores homens e mulheres.
Dialogar: se conhecemos o outro e nos conhecemos, se compreendemos o outro e nos compreendemos, podemos então confiar. Podemos construir um sentido comum para as nossas vidas. Dia (através) e logos (sentido) constituem a raiz grega de diálogo. Qual o convite que essa palavra nos apresenta? Procurarmos juntos um sentido que nos atravesse. Diálogo. Conversa.
Interagir: Se conhecemos o outro e nos conhecemos, se compreendemos o outro e nos compreendermos, se trocamos sentido e, com o diálogo, procuramos um sentido comum para as nossas vidas, podemos então aprender juntos e fazer juntos. Podemos traçar e realizar uma ação comum. E, no caminho da ação, conhecermos ainda mais, compreendermo-nos mais, dialogarmos mais. Cuidarmos um dos outros, numa espiral amorosa.