Variedades linguisticas
A Região Norte é formada por sete estados, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, possuindo uma área de 3.869.637 km², e mais de 16 milhões de habitantes.
A Região tem uma grande variedade de culturas e tem suas tradições, lendas, folclore mantidos , graça a presença dos povos indígenas que além de terem ajudado a criar a identidade da região, através de musicas, lendas, culinária e tradições ajudam ate hoje a mantê-las vivas.
Além disso, a Região Norte destaca-se devido grandes atrações, como o Festival d Parintins, e o Círio de Nazaré. Tem uma grande variedade de ritmos, como o Carimbó, Marujada e Cirandas.
Essa região tem um de seus dialetos conhecido como, “canúa cheia de púpa a prúa”, caracterizando a maneira de como se é pronunciada a vogal “o”, e também pelo uso de “tú” no lugar de ”você”, esse dialeto esta presente em quase toda a Região, que deve esse modo de falar aos colonizadores portugueses que habitaram a região, mesmo com a semelhança desse dialeto com o carioca há algumas diferenças, dentre elas as principais são o uso de “tú” e também o fato de não puxa- se tanto o “r” e o “s”. Também na Região Norte existe o dialeto da zona bragantina, que tem sua origem histórica relacionada a pessoas que fizeram parte da construção da Região, assim tendo muita influencia de maranhenses e cearenses. Outro dialeto importante tratando-se de região Norte é o dialeto que recebe influencias, de paranaenses, mineiros, paulistas e baianos, que a poucos anos se instalaram na Região Norte em busca de riquezas, como madeira, ouro e também fazendas.
Além dos dialetos, a Região Norte também conta com expressões e gírias próprias, como:
LEVOU O FARELO! – se deu mau!
SÓ-TE-DIGO-VAI! – expressão usada pelas Mães pra chamar a atenção dos filhos, quando não as obedecem!
TE ACOCA – te abaixa.
MUITO PALHA! – muito ruim!
MAIS-COMO-ENTÃO? – “me explique por favor!”
BORA LOGO! – se apresse!
BORIMBORA!