variedade linguistica
ALUNO: ______________________________________________________ Nº: ______ TURMA: _______
TRABALHO DE PORTUGUÊS
Continuação do trabalho sobre as “variedades linguísticas”
Aspectos pelos quais a língua apresenta variedades: a região – observa-se diferenças entre as palavras e construções típicas de diferentes regiões brasileiras; a faixa etária – certamente não se fala nem se escreve do mesmo modo que seus pais ou avós; o sexo – estudos mostram que mulheres e homens não só têm pronúncias diferentes, como escolhem palavras diferentes e conduzem a conversa de modo distinto; os grupos sociais – grupos com interesses comuns costumam desenvolver uma linguagem própria. Assim, temos os jargões profissionais (dos médicos, dos economistas, dos motoboys etc.) e as formas características de se expressar que se percebem em grupos de diferentes origens socioeconômicas e/ou culturais.
Análise textual
VII
Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas Preceptor= educador, instrutor, mestre. leituras não era a beleza das frases, mas a doença Escaleno= tortuoso, oblíquo, complicado. delas. Bugre= indivíduo rude, incivilizado, inculto.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, Articuns= frutos comestíveis de árvores brasileiras esse gosto esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
- Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me disse.
Ele fez uma limpamento em meus receios.
O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença, pode muito que lhe carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas...