Variação linguistica
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO- 2º crédito
SOCIOLOGIA GERAL II
ILHÉUS – BAHIA
2010
INTRODUÇÃO
Com base em algumas definições de Karl Marx sobre ideologia, faremos uma análise sociológica do livro Cacau (1930), AMADO, Jorge.
“Marx entende que as idéias e representações sociais predominantes numa sociedade capitalista são produtos da dominação de uma classe social (a burguesia) sobre a classe social dominada (o proletariado)”.
TEXTOS TEÓRICOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO PARA O SEMINÁRIO INTERNO.
ALUNAS:MARIA ROSA E ELIJERSSE/CACAU/IDEOLOGIA
“De fato, para o filósofo idealista (Hegel), ser livre significa recuperar a autoconsciência, e a história dos povos, é um processo através do qual a Razão alcança progressivamente esse destino.( Essa óptica foi , logo após a morte de Hegel, interpretada por Marx e Engels, por exemplo)” ALGUMAS FALAS DE JOÃO CORDEIRO NOS LEMBRAM, POR EXEMPLO ALGUNS DOS PENSAMENTO DE MARX QUANTO AO CAPITALISMO: “...O SUJEITO QUE REALIZA AS POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA É O PROLETARIADO...”
“Marx considera que a propriedade privada fez dos homens seres tão estúpidos e unilaterais que um objeto só é seu quando lhes pertence, quando existe “como capital, ou quando é imediatamente possuído, comido, bebido, vestido, habitado, em resumo, utilizado. “Os sentidos físicos e espirituais foram substituídos pelo possuir”.
Uma das análises da vida social, de Marx, coloca como ponto de partida os indivíduos reais, as sua ação, as suas condições materiais de existência, quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas quando do seu aparecimento, quer das que ele próprio criou(...)..(Método denominado materialismo histórico). De acordo com tal concepção, as relações materiais que os homens