Variação de um campo elétrico
2011
Objetivos
Este experimento tem como objetivos identificar e descrever o campo magnético e o vetor indução magnética, comparar o campo elétrico com o campo magnético, concluir que o campo magnético variando pode induzir uma corrente elétrica no condutor, concluir que uma carga elétrica em movimento gera um campo com indução magnética B em torno dela, concluir que uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos.
Introdução
Michael Faraday descobriu que é possível produzir-se uma tensão elétrica toda vez que um condutor ⎯ ou muitas voltas dele, constituindo uma bobina ⎯ corta um campo magnético. Este é o princípio de funcionamento dos geradores eletromecânicos.
Com auxilio de um imã fizemos uma variação hora introduzimos o imã no interior de uma bobina hora afastávamos ele isso produziu uma corrente alternada mudando o seu sentido, hora positiva hora negativa.
Ao aumentar a intensidade, velocidade com que aproximávamos o imã de do interior da bobina notamos o aumento da tensão a ser obtida com esse movimento.
Notamos também que quando aproximamos o imã da bobina a surgimento de uma resistência (Força) contraria que tenta impedir a entrada do imã, em contra partida também temos o aparecimento de uma força para impedir a saída do imã. O pólo norte afastando da espira obtivemos o sinal positivo (+), quanto o pólo sul um sinal negativo (-).
Aparato Experimental
Para o experimento realizado foram utilizados um conjunto de bobinas espirais projetáveis, uma bússola utilizada para orientação dos pólos do imã, imãs em forma de barra, multímetros digitais para a verificação da corrente gerada nas bobinas.