Administraçao
Em uma economia globalizada, liberalizada e em busca de excelência, encontramos algumas realidades, com as quais os empresários e executivos brasileiros, em busca de sua sobrevivência, têm que conviver, pois a qualidade deixou de ser meta para ser premissa.
A Qualidade Total tem como objetivo estruturar a empresa de maneira a oferecer aos seus clientes produtos ou serviços que atendam as reais necessidades e expectativas dos mesmos e aos seus colaboradores, a Qualidade Total, proporciona um ambiente mais agradável, baseado no espírito de cooperação, equipe e companheirismo, fazendo com que todos se comprometam com o programa de Qualidade Total.
A Empresa também se beneficia com a satisfação de seus colaboradores, pois com o comprometimento de todos, os índices de desperdício diminuem, e os índices de produção crescem, levando todos ao sucesso.
Para que o programa de qualidade ofereça os resultados desejados, é necessário que todos os níveis hierárquicos, tenham os mesmos objetivos e metas, e também que essas pessoas visualizem de forma clara as melhorias coletivas e individuais que o programa trará futuramente.
O QUE É QUALIDADE?
1- Definição
A Qualidade Total é uma combinação de tecnologias concentradas em quatro conceitos: prevenção de defeitos, melhoria contínua, concentração no cliente e a filosofia segundo a qual numa empresa a qualidade não é responsabilidade exclusiva do departamento de Controle de Qualidade e sim, um compromisso assumido por todos. A Qualidade Total desloca nossa atenção da inspeção e detecção de defeitos e a concentra em práticas capazes de identificar defeitos potenciais, impedindo-os de ocorrer. É uma filosofia que enfatiza a busca contínua por medidas de melhoria em realidade. Na QT a ênfase recai sobre o conhecimento dos clientes tanto interna quando externamente, e na satisfação de suas necessidades e expectativas. E finalmente nos ajuda a reconhecer que somos nós os responsáveis pelo nosso trabalho, e não uma outra