Variação da comunidade de artropodes
Resumo
Estimativas adequadas da composição das comunidades são elementos importantes para a solução de problemas ecológicos. Metodologias distintas de avaliação empírica, contudo, podem estimar diferentemente os parâmetros de interesse.
Artrópodes representam um grupo extremamente abundante e diversificado em ambientes terrestres e desempenham papéis chaves nos ecossistemas. Eles representam a principal fonte de recurso alimentar para as comunidades da herpetofauna, assim, a avaliação da composição e distribuição destes elementos em uma paisagem complexa, como é o caso deste estudo, é chave para a compreensão dos processos ecológicos na região. Este estudo buscou avaliar três aspectos principais do modelo proposto:
(1) avaliar as estimativas de abundância das comunidades de artrópodes de serrapilheira em uma paisagem florestal com base em armadilhas de queda e uma análise dos artrópodes encontrados no conteúdo estomacal da herpetofauna. (2) Detectar a variação principal na composição da comunidade de artrópodes da serrapilheira de florestas em uma paisagem fragmentada no extremo sul do Estado da Bahia associando isto com as variações dos parâmetros ambientais. (3) E estudar o uso e eletividade do recurso alimentar pela herpetofauna de serrapilheira em um remanescente de Floresta Atlântica (6,069 ha).
O trabalho foi conduzido na RPPN Estação Veracruz, uma reserva particular no extremo sul da Bahia, Brasil.
Nós comparamos as dietas de anuros e lagartos capturados em 432 armadilhas de queda com cerca guia, distribuídas em quatro componentes da paisagem entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2004. Nós analisamos três componentes principais da paisagem: mata de referência (M); remanescente florestal (R); e monocultura de