Variaveis Internas e Externas no ramo de Ensino
PÓS-GRADUAÇÃO CONTROLADORIA
ROSÂNGELA N JACOB
Controladoria Estratégica
São Paulo
2014
1. Introdução
Identificação e análise das variáveis internas e externas da Instituição de Ensino Objetivo.
2. Definição das variáveis
A análise das variáveis deve ser vista como identificação de oportunidades e ameaças à organização, assim fica mais fácil diminuir os riscos e preparar a instituição para cada cenário. As variáveis precisam ser estimadas e estudadas, mesmo quando são benéficas, essa capacidade em antecipar a percepção dos eventos futuros, torna-se uma forte vantagem competitiva, desde que conhecida no tempo certo.
2.1 Variáveis internas:
Fatores organizacionais é a forma como a instituição está estruturada e isso pode afetar o seu desenvolvimento, pois muitas vezes a própria rotina administrativa engessada dificulta processos e até mesmo o planejamento estratégico da instituição, em tese esta é uma variável controlável, pois os próprios gestores ou até mesmo o Controller pode interferir rapidamente e corrigir os desvios.
Fatores de Recursos Humanos tem grande impacto no ramo de ensino, pois é fundamental a capacitação dos profissionais, esse ponto está ligado diretamente no modo como a sociedade vê a instituição, pois professores mal capacitados demonstram despreparo da instituição. A falta de profissionais educadores é o grande problema, pois muitas vezes faltam profissionais de ensino qualificados no mercado, isso é causado pela falta de interesse por parte dos indivíduos na área de educação, por isso a instituição deve investir em capacitação continua dos profissionais existentes, criando uma boa política de remuneração e incentivos, além de um bom plano de cargos e salários, além disso, a própria instituição pode ver isso como uma oportunidade e oferecer esse tipo de formação para os seus próprios alunos.
Fatores de Marketing para uma instituição