vargas
a. Populismo → vários recursos para obter apoio popular, como conceder benefícios e mediar conflitos entre as classes. Utilizava-se também linguagem simples e popular.
b. Personalismo → uso e abuso da propaganda pessoal. Afirmava-se não ser igual aos outros políticos, não respeitava outros partidos políticos e dizia-se capaz de resolver todos problemas. Tinha comportamento carismático.
2) Primeiras medidas de Getúlio Vargas
a) Nomeação de interventores para governar os Estados. Este cargo político foi cedido aos tenentes, grupo da jovem oficialidade que havia participado da revolução de 1930 e, portanto, desejavam participar do "bolo" do poder. Os governadores atuais dos Estados foram demitidos, com exceção do governador de Minas Gerais.
b) Criação do Ministério da Educação e Saúde.
c) Criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
3) Centralizando o Poder
Ao suspender a Constituição de 1891 e fechar os órgão Legislativos, Getulio Vargas admitia o direito de exercer o Poder Legislativo e o Poder Executivo, até quando uma Assembléia Constituinte fosse devidamente eleita. Isso foi a dissolução do Congresso Nacional.
Os interventores nomeados como governadores dos Estados obtinham completamente os poderes e eram responsáveis diante do Governo Provisório. O Código dos Interventores, estabelecido em agosto de 1931 para controlar a ação dos interventores, impedia que os Estados adquirissem empréstimos sem a aceitação do governo federal, e restringia a área de ação dos estados, o que impedia-os de entrar em competição com o Exército nacional, além disso, os estados eram restringidos a realizar gastos com serviços de Polícia Militar. Essa era também uma forma de centralizar o poder.
4) Política de valorização do café
Governo Federal adota uma nova política de valorização do café. A partir dos anos de 1930, o governo Vargas passa a intervir diretamente na produção. O Estado comprava