VANTAGENS E DESVANTAGENS DE RADIOGRAFIA CONVENCIONAL DE RADIOGRAFIA DIGITAL
FATRA – Faculdade do Trabalho – Uberlândia – MG
Aluno: Cláudio Eurípedes dos Santos – 3 Período Tecnólogo em Radiologia
Introdução
A radiografia digital está sendo cada vez mais utilizada e aos poucos está substituindo a radiografia convencional. A radiografia digital utiliza um aplaca de imagem, ao invés de um cassete carregado de filme, para obter a imagem. A placa é colocada em leitor de radiografia computadorizada e é digitalizada. As imagens são exibidas em um monitor de uma estação de trabalho e podem ser alteradas digitalmente, transferidas ou armazenadas. Apesar de ser a porta de entrada para as imagens digitais, a radiografia digital possui vantagens e desvantagens.
Vantagem: Custo
A radiografia digital pode ser rentável para um departamento de raios x ou consultório médico que quer mudar da radiografia convencional para a digital, já que pode ser implementada usando o equipamento de raios x convencional, sem gastos adicionais em novos equipamentos de raios x. Além disso, não há necessidade de filme. A RD usa placas de imagens que podem ser reutilizadas até 40.000 vezes eliminando assim os custos de filme de raios x e de processamento. Assim que a imagem é obtida e digitalizada, a placa de imagem é apagada e o processo pode ser repetido.
Vantagem: Distribuição de Imagem
Já que a radiografia digital produz imagens digitais, elas podem ser transferidas e instantaneamente para diferentes departamentos em um hospital, como o departamento de emergência ou unidade de terapia intensiva (UTI). Em segundos, um cirurgião ortopédico pode ver uma imagem na sala de cirurgia que foi feita no departamento de raios x. As imagens também podem ser transferidas para um CD, e o paciente pode levar para o consultório de um médico.
Desvantagem: Exposição aumentada à radiação A exposição extra à radiação é indesejável e deve ser minimizada. Os ruídos, um termo comumente, utilizado em radiologia,