analise de balancos
IARA SIMONE HAUSKI – TRP 02
ANATOMIA E FISIOLOGIA 2
Ijui, 28 de Outubro de 2014
Diagnóstico por imagem ou Imagiologia é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos.
No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem".1 O médico após cursar 6 anos da faculdade de medicina, deve realizar mais 3 anos de Residência em Radiologia (R1, R2, R3) para tornar-se Médico Radiologista. As provas de acesso para Residência Médica em Radiologia estão entre as mais concorridas. Há também a possibilidade do Médico Radiologista realizar subespecialização (Quarto ano de Residência Médica - R4) em áreas específicas como, neurorradiologia, angiorradiologia, radiologia intervencionista, radiologia pediátrica, imaginologia do sistema músculoesquelético e outras.
Entre as tecnologias mais comumente utilizadas tem-se:
RadiografiaMamografiaUltrassonografiaTomografia computadorizadaRessonância magnéticaAngiografiaDensitometria ÓsseaRadiologia Geral
A mais antiga técnica de diagnóstico por imagem, sendo a mais utilizada até hoje. As imagens são obtidas quando raios-X projetados pelo aparelho atravessam a área do corpo a ser examinada e impressionam um filme fotográfico específico.
A Radiografia, também designada genericamente por Raios-X, é o método de imagem médica mais conhecido e mais antigo, já tendo passado um século sobre a sua descoberta e utilização.
O termo “Radiologia”, que estritamente se refere à imagem obtida com a emissão de radiações (Raios X), é hoje em dia também utilizado no sentido lato para englobar os novos métodos de imagem (Ecografia, TAC-Tomografia Axial Computorizada, Ressonância Magnética), sendo então sinónimo de “Imagiologia”.
A Radiologia é a ciência que estuda a imagem radiográfica em Medicina. Durante muitos anos, a Radiologia, agora dita “clássica ou convencional”, era praticamente o único método