Vantagens dos dispositivos portateis na elaboraçao de um documentario
As câmeras dos celulares evoluíram muito nos últimos anos, passando a gravar vídeos com mais qualidade. Elas podem, além de simplesmente documentar as cenas, criar pequenos filmes ou documentários. Ainda sim, a maior parte do material que é gravado utilizando uma câmera de um telefone móvel ainda fica devendo em qualidade para um vídeo de uma DSLR.
Apesar disso, seria possível gravar filmes de qualidade utilizando apenas o celular como ferramenta de captura? A resposta é sim — e não. Não é possível simular a qualidade de um equipamento maior, porém com os truques certos se consegue vídeos com a qualidade máxima possível da câmera embutida no seu telefone.
O primeiro passo é entender as limitações da câmera do celular. Pode parecer muito técnico, a princípio, mas somente entendendo as limitações é possível descobrir modos de superá-las. Além disso, existem ainda truques que deixam as filmagens mais bonitas, como enquadramentos, jogos de luz, etc. Outro fator determinante é pensar no sensor da câmera, pois quanto maior for mais luz é capaz de absorver, o que significa maior qualidade de imagem.
O segundo passo é preparar o ambiente. Para filmar um curta-metragem utilizando aparelhos portáteis, é importante pensar na pré-produção, pois ela precisa ser mais detalhada. A escolha do local, dos equipamentos, a maneira como será conduzida a entrevista, a iluminação do ambiente, etc. Também é importante pensar que as câmeras portáteis proporcionam uma gama de ângulos e quadros mais vastas, podendo ser explorada as mais diferentes formas de filmar.
Ambiente e iluminação caminham juntos em uma produção audiovisual. A iluminação da cena deve ser pensada de forma a otimizar as fragilidades das câmeras portáteis. É importante também pensar na temperatura de cor das lâmpadas, para que o balanço de branco não fique errado. Iluminar demais também pode ser um erro, pois corre o risco da luminosidade