Infecção do Trato Urinário
Introdução:
É um processo infeccioso, geralmente bacteriano, de alguma parte do trato urinário ou dos rins, com proliferação bacteriana na urina. A sua gravidade varia desde assintomática até grave e capaz de evoluir para septicemia e choque.
A infecção do trato urinário caracteriza-se pela colonização de microorganismos invadindo qualquer estrutura desse trato. É uma das condições clínicas mais encontradas na prática médica e cerca de 50% ou mais das mulheres apresentam pelo menos um episódio de ITU durante a vida.
A infecção do trato urinário ocorre em todas as idades, do neonato ao idoso, mas durante o primeiro ano de vida, em razão do maior número de mal formações congênitas, em especial válvula de uretra posterior, acomete, de preferência, o sexo masculino. A partir desse período, durante toda a infância principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas por ITU de 10 a 20 vezes mais que os meninos. Na vida adulta a incidência se eleva e o predomínio do sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado com a atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa. Na mulher, a suscetibilidade decorre da uretra mais curta e da maior proximidade do ânus como vestíbulo vaginal e uretra.
Do ponto de vista clínico, podem ser divididas em infecções baixas (cistite-uretrite) ou alta (pielite-pielonefrite). Cerca de 90% dos casos são de cistite e infecções baixas assintomáticas. Podem ser agudas ou crônicas e possuem tendência à recorrência.
Nas mulheres, a cistite, geralmente associada à uretrite, é a infecção urinária mais comum e ocorre em pelo menos metade das mulheres em alguma época da vida. Nos homens sexualmente ativos, a uretrite é a infecção urinária mais comum e pode se complicar com prostatite e epididimite.
Na pielonefrite a infecção envolve a pelve e parênquima renal e é sempre mais preocupante por ser mais grave, com maior risco de sépse, repercussões sistêmicas e redução