Vantagens de um projeto de MDL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
João Thiago Coelho Barata
VANTAGENS RESULTANTES DE PROJETO DE MDL NO PARQUE EÓLICO DE OSÓRIO
Porto Alegre
2013
JOÃO THIAGO COELHO BARATA
VANTAGENS RESULTANTES DE PROJETO DE MDL NO PARQUE EÓLICO DE OSÓRIO
Trabalho de Projeto do Curso Administração do Centro Universitário Metodista, do IPA como requisito parcial para obtenção do grau em Bacharel em Administração.
Orientadora: MSc Andrea Sander
Porto Alegre
2013
LISTA DE ABREVIATURAS
AND: autoridade nacional designada
GEE: gases do efeito estufa
MDL: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
ONU: Organização das Nações Unidas
RCE: redução certificada de emissão
UNFCC: Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
IPCC: Intergovernamental Panel on Climate Change (Painel intergovernamental de Mudanças do Climaticás)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Estudos alertam para um cenário delicado, devido emissão excessiva de gases do efeito estufa (GEE’s) gerada pelo homem, causadores do aquecimento global, que traz mudanças climáticas a terra com danos irreversíveis. Junto do crescimento progressivo da população mundial, ocasionando aumento no consumo e consequentemente na produção, inicia-se uma reflexão sobre as ações antrópicas e utilização dos recursos naturais, levando a busca de medidas de sustentabilidade para diminuir os impactos no clima.
Diante deste contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sessões da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC) criou o Protocolo de Quioto. Este protocolo trata-se de um tratado internacional, que funciona como mecanismo comum de responsabilização e cobrança legal, levando os países que o ratificaram, a cumprirem os compromissos assumidos na convenção. Como ações iniciais, o protocolo tende a desenvolver mecanismos de flexibilização das