Ferramentas de gestão ambiental créditos de carbono
A gestão ambiental promove a melhoria de desempenhos ambientais, além de promover boas práticas ambientais, pode conduzir acréscimos de rentabilidade, estes acréscimos podem ser conseguidos evitando ou reduzindo custos.
A preocupação com o meio ambiente ganha força nos diferentes ramos do conhecimento humano, isso não é apenas um diferencial competitivo, mas a longo prazo será uma questão de sobrevivência.
Nas ultimas duas décadas foram desenvolvidas e implementadas nas empresas diversas ferramentas de gestão ambiental, como a ecologia industrial, eco- eficiência, análise de ciclo de vida, auditoria ambiental, marketing verde e créditos de carbono. Elas incluem sistemas gerenciais e metodologias para caracterizar a qualidade do meio ambiente, identificar agentes poluidores, analisar impactos ambientais, licenciar e fiscalizar as atividades produtivas e implantar equipamentos de controle e programas de recuperação ambiental.
Estas novas ferramentas possibilitam uma constante evolução nas empresas e também nas políticas públicas, evidencia-se uma transformação nos processos produtivos industriais, uma nova distribuição espacial das atividades e um incremento de legislações e instrumentos de ação empresarial. Nas iniciativas do setor empresarial, destaca-se a elaboração de normas sobre diferentes aspectos da gestão ambiental, incluindo orientações para a definição de políticas ambientais nas empresas, implantação de sistemas de gestão e a utilização de ferramentas e metodologias para a realização de auditorias ambientais.
A gestão ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados. A gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.