Engenharia civil tda
Os mercados valorizam a cada dia processos sociais e ambientais do setor privado, juntamente com preço e qualidade, o que torna o desafio para o sucesso de uma inovação, cada vez mais complexo.
O papel das empresas é transformar idéias por meio de pesquisa, desenvolvimento, e demonstração, em produtos e serviços para comercialização.
A criação de inovações sustentáveis envolve prover e estimular visões alternativas do mundo. Procurar novas plataformas, assim como aperfeiçoar as já existentes.
O processo de gestão no desenvolvimento da inovação deve, desde a fase inicial, confrontar a idéia básica com o conceito de sustentabilidade a manter esse procedimento até o final.
A gestão do processo de inovação também deve estar atenta a elementos como reputação, preocupação sociais, direitos humanos, legislação, cadeia de suprimentos, resíduos, emissores, consumo de recursos naturais, saúde e segurança, e os diversos códigos e normas de adesão obrigatória ou voluntária.
Em muitos setores a tecnologia parece evoluir mais rapidamente do que a capacidade da sociedade de compreendê-la e aceita-la.
É importante ter em mente que a integração de sustentabilidade e inovação só será possível se o negócio for gerido de forma inclusiva, ou seja, se a sustentabilidade não for tratada como tarefa de um departamento.2
ECOEFICIÊNCIA
A ecoeficiência, conceito desenvolvido e difundido a partir de 1992 pelo WORDD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTENTABLE DEVELOPMENT ( WBCSD), é uma filosofia de gestão empresarial baseada num esforço incessante para produzir mais e melhor com menos uso dos recursos naturais. O principal objetivo da coeficiência é fazer a economia crescer qualitativamente, não quantativamente.
Agora tanto a coeficiência quanto a RSC são instrumentos de melhoria contínua, o conceito de gestão que se popularizou mundialmente a partir dos