Vantagens da energia nuclear
ENSINO FUNDAMENTAL
São Paulo
Novembro/ 2013
Energia nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear. Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). O urânio é um elemento amplamente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Atualmente, ela é uma das alternativas energéticas mais discutidas no mundo; é uma energia não renovável, que como todas as outras tem as suas vantagens e desvantagens. Algumas de suas vantagens são:
1. Com todos os perigos oferecidos pelas Usinas Nucleares, uma coisa é certa, é a única fonte de energia que não está contribuindo para o efeito estufa. Afinal, ela é uma energia limpa que não afeta o meio ambiente. Alguns ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global argumentando que particularmente áreas contaminadas por acidentes nucleares como a região de Chernobyl se tornam em parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.
http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/
2. Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados, etc.; O combustível em um reator nuclear não é queimado, portanto não há emissão de gases poluentes.
http://greenstyle.com.br/tag/energia-nuclear/
3. Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; O espaço ocupado pelas usinas nucleares é pequeno, pois ela não precisa de uma grande área para realizar sua produção além de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, ao contrário das usinas hidrelétricas.