Sistema Orientado a Objeto
APS
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
PROJETO DE PROGRAMA O.O.
Barueri 2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo aplicar os conceitos assimilados no decorrer do semestre sobre o desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto.
Consiste em apresentar os aspectos fundamentais da programação orientada a objeto, os tipos mais utilizados para modelagem de dados orientados a objetos e por fim mostrar o desenvolvimento de uma aplicação em java colocando em prática esses conceitos.
2. INTRODUÇÃO
Iremos abordar os aspectos gerais da programação orientada a objetos e os principais tipos de diagramas utilizados na modelagem de dados para programas O.O. Também iremos demonstrar uma aplicação desenvolvida em java utilizando os principais conceitos de orientação a objetos. Esta aplicação é baseada na utilização do principio de pilha. As pilhas são estruturas de dados baseadas no princípio LIFO (last in, first out), ou seja, o último elemento a ser empilhado será o primeiro a ser retirado da pilha. O programa consiste em implementar as tarefas de um entregador de correspondências postais onde as correspondências são empilhadas na sacola e devem ser entregues levando sempre em consideração que a correspondência que se encontra no topo deve ser entregue primeiro. Ao final, as conclusões obtidas com a execução desta atividade são apresentadas, bem como um parecer sobre a importância dos conceitos obtidos para o desenvolvimento de sistemas e aplicações.
3. ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO
A Programação Orientada ao Objeto (Object-Oriented Programming) pode ser considerada como uma extensão quase natural da Programação Modular; entretanto a sigla OOP tem causado certo "frisson" entre a comunidade de Informática, nos últimos anos. Na verdade, isto não deveria acontecer,