Análise de sistemas orientados a objetos
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Unidade Curricular: ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADA A OBJETOS
Professor: HAROLDO CORREIA MÁXIMO
EXERCÍCIO 2011-2 Data: 10/02/2011
ALUNO: Leonardo Correia Lopes
1. Qual a diferença entre a Análise Estruturada e a Análise Orientada a Objetos? Análise Estruturada O sistema é dividido em partições funcionais e comportamentais e descrevemos a essência do que deve ser construído. Análise Orientada a Objetos0
O objetivo é desenvolver uma série de modelos de análise, satisfazendo um conjunto de requisitos definidos pelo cliente. 2. Defina os principais conceitos da Orientação a Objetos?
Objetos;
Os objetos possuem informações (dados) e ações (funcionalidade).
Um objeto é uma instancia de uma classe.
Classes;
A descrição de um grupo de objetos é denominada classe de objetos ou classe.
Uma classe especifica uma estrutura de dados e os métodos operacionais permissíveis que se aplicam a cada de um de seus objetos.
Métodos;
Na análise e no projeto OO, estamos interessados no comportamento do objeto. As operações são codificadas como métodos.
Os métodos especificam a maneira pela qual os dados de objeto são manipulados.
Herança;
É comum haver similaridades entre diferentes classes. Frequentemente, duas ou mais classes irão compartilhar os mesmos atributos e/ou métodos. Como nenhuma de nós deseja reescrever várias vezes o mesmo código seria interessante se algum mecanismo pudesse tirar proveito dessas similaridades. A herança é esse mecanismo. Por intermédio da herança é possível modelar relacionamentos do tipo “é” ou “é semelhante”, o que nos permite reutilizar rotinas de dados já existentes.
Encapsulamento;
O ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos é denominado encapsulamento. O encapsulamento protege os dados do objeto do uso arbitrário e nãointencional.
3. Quais são as vantagens da