Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos
Engenharia de software é uma área muito complexa dedicada à concepção, execução, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, para que os sistemas se comportem de forma confiável e eficiente, satisfazendo todos os requisitos definidos.
Há uma década, vem se tentando encontrar um processo ou metodologia previsível e repetível que melhore a produtividade e qualidade. Alguns tentaram sintetizar e formalizar a tarefa aparentemente incontrolável de escrever um software. Outros aplicaram técnicas de gerenciamento de projeto na escrita de software. Sem o gerenciamento de projeto, projetos de software podem facilmente sofrer atraso ou estourar o orçamento. Como um grande número de projetos de software não atendem suas expectativas em termos de funcionalidades, custo, ou cronograma de entrega, ainda não existe um modelo de processo perfeito para todas as aplicações.
Um software pode ser produzido por uma variedade de propósitos, para atender as necessidades específicas de um determinado cliente, empresa, usuários e até mesmo para uso pessoal, utilizando-se de técnicas que englobem linguagens de programação, base de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos, entre outras.
3 METAS
Aumentar a qualidade e produção dos sistemas de informação desenvolvidas e satisfação dos clientes e a motivação da equipe de desenvolvimento (satisfação interna e externa). Melhorar o desempenho da gestão de projetos de sistemas de informação – com o foco na qualidade; é a gestão pela qualidade – tornando-a, de fato, uma realidade constante nas organizações,Proporcionando maiores ganhos positivos em uma empresa com gestão de projetos eficiente, atuante, bem direcionada e com resultados positivos. A gestão pela qualidade torna-se um diferencial significativo para uma organização que