vanildo
De um modo geral, música é a arte de combinar sons de acordo com as variações de altura, proporcionando segundo a sua duração e ordenados sob a lei da estética, de modo a expressar sentimentos. Até o século XX procurava-se distinguir a música do barulho, mas hoje em dia muitas coisas são consideradas com música. Ignorando todas as inovações, como música concreta e outros, a música é feita de sons definidos. O que é um som definido? Uma determinada vibração que pode ser medida. Isso entra na parte física de propriedades do som. Música é feita de sons, todas as melodias, todas as músicas escritas até hoje foram feitas com sete notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Havendo ainda outros símbolos de alteração das notas: o sustenido (#) e o bemol (b).
Cada uma dessas notas possui uma altura diferente, sendo grave (freqüência menor, mais “grossa”, como a voz masculina) ou aguda (freqüência maior, mais “fina”, como a voz feminina), a organização destas alturas é chamada de escala musical.
A musica também é composta por três elementos: HARMONIA, MELODIA E RITMO.
Harmonia: consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo temo, é o agrupamento agradável de sons, observadas as leis que regem os agrupamentos dos sons simultâneos.
Melodia: é o elemento principal da musica, consiste na sucessão dos sons formando sentido musical de forma organizada, é a seqüência de sons que se canta ou se toca.
Ritmo: é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração, é a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona.
A combinação diversificada dos elementos melodia, ritmo e harmonia dão origem ao que chamamos de estilos musicais. Entre alguns exemplos, podemos citar rock, pop, rap, funk, tecno, samba, country, jazz e blues. Contudo, os estilos são tão variados que novas combinações surgem a todo tempo. Da derivação do rock, por exemplo, surgiram diversas derivações, como o poprock, punkrock, emocore, heavy metal, hard rock,