Vanguardas Européias
OSMAR PASSARELLI SILVEIRA
Av. Brasil, 330 – Vila Bressani – Paulínia–SP – CEP 13140.496 – Fone (19) 3874-9457 ou 3833-2355
VANGUARDAS EUROPEIAS
3° X
Disciplina: Português
Professor: Cilene dos Santos
Data: 02/04/2014
Elaborado por: Breno De Fanti Fumeiro Erick Guilherme Peixoto Murilo Rezende Montano Vitor Takami
PAULÍNIA-SP
2014
O que é vanguarda artística?
A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que, no campo das artes ou das ideias, está à frente de seu tempo.
O termo foi aplicado aos movimentos artísticos que produzem ruptura de modelos pré-estabelecidos, é a relação entre formas antitradicionais (não tradicionais) de arte ou o novo nas fronteiras do experimentalismo.
O que foram as vanguardas Europeias?
A Europa vivia intensamente o clima de rompimento com todo o passado artístico e cultural. O clima político era tenso às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e com a Revolução Russa, em 1917.
Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária. Eles viviam intensamente a glorificação do mundo moderno e a criação, totalmente livre, de cada modo de expressão, de cada estilo e temática, de cada pintura ou escultura antiacadêmica.
No Brasil as vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias que passaram pelo Panorama da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuição, no que podemos dizer ruptura da estética até então reinante em nosso país.
Futurismo
O futurismo se caracteriza por negar costumes passados e tende a uma forma estética livre baseada em experimentação estilística.
Originou-se baseado na velocidade do desenvolvimento tecnológico. Para os futuristas, era necessária uma libertação da tradição