Vanguardas europeias
Trabalho de Português
E.E Prof Dr. Pompilio Mercadante
INTRODUÇÃO: 3
Momento histórico 4
FUTURISMO 4
CUBISMO: 5
DADAÍSMO: 6
ESPRESSIONISMO: 8
SURREALISMO: 8
OBRAS DA 1° GERAÇÃO: 9
Mario de Andrade: 9
Oswaldo de Andrade: 10
Manoel Bandeira: 11
REPORTAGENS: SEMANA DA ARTE MODERNA 12
- MOSTRA EM SÃO PAULO HOMENAGEIA ARTISTAS MODERNISTAS. 12
ROTEIRO DA SEMANA DE ARTE MODERNA: 13
POEMA: OS SAPOS 14
BIBLIOGRAFIA........................................................................................16
INTRODUÇÃO:
Desde as ultimas décadas do século XIX e no começo da década de XX a História da Arte assistia a profundas modificações e rupturas. Os modelos que vinham sendo valorizados desde a época do Renascimento italianos pelas academias começavam a ser realmente questionados.
Os artistas, acompanhando as mudanças sociais, econômicas, políticas e filosóficas do mundo, passavam a desejar novas expressões artísticas.
Os Impressionistas, os Pós–Impressionistas até mesmo os Realistas foram os verdadeiros pioneiros das transformações artísticas que marcariam a Arte Moderna.
Na Europa não houve uma arte moderna uniforme. Houve sim, um conjunto de tendências artísticas, muitas vezes provenientes de países diferentes. Com propostas específicas, embora as aproximassem certos traços, como o sentimento de liberdade criadora, o desejo de romper o passado, a expressão da subjetividade e certo irracionalismo.
Momento histórico
Vanguardas europeias é o conjunto de tendências que, numa determinada época, que se opõem às tendências vigentes, principalmente no campo das artes.
Paralelamente ligados a estes fatos, estava o grande avanço tecnológico pelo qual passava a burguesia industrial em decorrência das grandes inovações (luz elétrica, o automóvel, o avião, o avanço científicos dentre outros). Diante dos excluídos trabalhadores insatisfeitos em decorrência das péssimas condições de