Vanguardas Europeias
Vanguardas Europeias
Vanguarda é tudo quilo que “está à frente”. É, portanto tudo aquilo que está à frente de seu tempo. Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As Vanguardas Europeias ou os Movimentos Europeus de Vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos desses movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos movimentos políticos: Possuem militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles. Vanguarda é um conjunto de tendências que atua principalmente no campo das artes. Tais manifestações artísticas surgiram em torno da Primeira Guerra Mundial compreendendo o período que antecedeu e o período que a sucedeu, quando então o mundo já se preparava para a Segunda Guerra Mundial.
Expressionismo: O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural surgido na Alemanha no início do século XX. Manifestou-se inicialmente através da pintura. É um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções, não usa a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial. O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do espectador, exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade. É representada através de cores forte e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva. Principais artistas: Edvard Munch e Vicent Van Gogh.
Atividade:
1- Faça uma releitura da obra O grito de Edvard Munch.
Futurismo: o Futurismo é um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com o manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo