Doenças transmitidas pela agua - Malaria
Campus Pelotas
Curso Superior de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental
Disciplina de Tratamento de Águas
Profª. Fabiane Vergara
Malária
Acadêmicas:
Pelotas, 19 de março de 2013.
Introdução
A malária é também conhecida como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã. É uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores. É transmitida por um vetor, denominado anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica os seres humanos, principalmente ao entardecer e à noite.
É uma doença característica dos países de climas tropicais e sub – tropicais, como parte das Américas, Ásia e África. No Brasil, a região de maior incidência da malária é a Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, onde ocorrem cerca de 98% dos casos. Essa doença tem um grande potencial de gravidade clínica, sendo responsável por inúmeras mortes, devido às condições precárias de habitações e saneamento, considerados como grandes problemas de saúde pública em vários países.
Existem tipos diferenciados de Malária, a chamada malária maligna, causada pelo Plasmodium falciparum é considerada emergência médica. As outras malárias são consideradas doenças crônicas.
Tipos de parasitas
Existem mais de cem tipos de plasmódio, o parasita da malária. Dos que infectam o homem, quatro tipos de protozoários são os mais importantes: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium ovale. Somente os três primeiros protozoários estão presentes e causam malária no Brasil, sendo a espécie Plasmodium vivax a mais frequente e o Plasmodium malariae a menos grave. O Plasmodium ovale ocorre apenas no continente africano.
Ciclo da Malária Humana
O ciclo da malária humana é homem-anofelino-homem. Após picar