Estudo dirigido 2
1) (UFC) Leia o texto a seguir.
“A recente infecção de pessoas pelo Trypanossoma cruzi, em Santa Catarina, com três mortes, chamou a atenção de todo o país para a Doença de Chagas. (...).
Triatomídeos foram triturados juntamente com os caules de cana-de-açúcar e ingeridos diretamente pelos seres humanos, ocorrendo a infecção pela via digestiva. (...).
Historicamente, no estado de Santa Catarina, foram identificadas três espécies silvestres de triatomídeos e uma espécie doméstica, esta última erradicada do estado no início dos anos 80”.
(M. Steindel, J.C.P. Dias, A.J. Romanha 2005).
Considerando o texto acima, responda:
I.
Qual o reino do agente infectante?
II.
Levando-se em consideração que o estado de
Santa Catarina não é uma região de endemismo da doença em seres humanos, como se explica o surgimento de triatomídeos contaminados?
III.
Analise o ciclo de vida do agente infectante ilustrado abaixo.
III.
A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.
IV.
Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.
Estão corretas somente as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
3) (PUC - MG) CÂNCER EM PLANTAS?
Muitos não imaginam que as plantas também têm uma forma de câncer. O surgimento de tumores acomete quase todos os organismos multicelulares conhecidos, inclusive os vegetais. Os tecidos tumorais em plantas são conhecidos como galhas e parecem ter significado evolutivo. (Fonte: Ciência Hoje online, 14 de julho de 2006.)
Com base no local de infecção do parasito, explique o porquê das diferenças morfológicas entre as formas epimastigota e amastigota.
2) (UNIFESP) O jornal Folha de S.Paulo noticiou em
29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal