Van Der Graaff
Físico e engenheiro mecânico norte-americano, nascido em Tuscaloosa, Alabama, um dos inventores do acelerador eletrostático. Formou-se em engenharia mecânica pela Universidade do Alabama (1922) e passou a trabalhar no Alabama Power Co. Ao ir para Sorbone, estudar com Madame Curie, entusiasmou-se pela física atômica.
Passou por Oxford e por Princeton e, finalmente se estabeleceu no Instituto de Tecnologia de Massachussets - MIT (1934-1960), onde completou seu projeto (1931) e construiu um acelerador eletrostático, invenção dividida historicamente com Ernest Lawrence. Assumiu a direção do High Voltage Engineering Corporation (1960), uma empresa que o mesmo havia fundado anteriormente com alguns colegas. Morreu em Boston, Massachussets.
Gerador Eletrostático Van Der Graaff Neste gerador, uma correia isolante recebe cargas superficiais, transportadas a um eletrodo, onde são removidas. Isso caracteriza uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada em curto espaço de tempo. O gerador eletrostático Van der Graaff é como uma esfera metálica isolada da Terra que é permanentemente carregada (positiva ou negativamente) através de uma correia. Essa correia é carregada pelo atrito com a polia, como se alguém continuamente esfregasse um bastão de plástico em um pedaço de feltro e encostasse o bastão na correia. Em pequenos geradores como este, a diferença de potencial é da ordem de kv (quilovolt), enquanto que nos grandes aceleradores, pode ultrapassar 10 MV.
Partes componentes do Gerador de Van de Graaf Duas esferas metálicas, imersas no ar atmosférico, serão submetidas a uma diferença de potencial na ordem de 240.000 volts. Estas esferas, denominadas eletrodos, serão conectadas ao gerador eletrostático, afastadas entre si de uma distância d. A cabeça esférica do gerador (pólo negativo) funcionará como um eletrodo denominado cátodo, sua base inferior (sem ligação terra) é o