Gerador de Van der Graaff
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº
Experiência nº 01
Nome da experiência: Gerador de Van der Graaff
1- Objetivo Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. Na física nuclear, o objetivo dessa máquina é produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas. Já nas versões menores, tem por finalidade demonstrar eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que conseqüentemente se repelem.
2- Lista de materiais
O gerador básico com excitação por atrito é composto por:
1 correia de material isolante 2 roletes 1 cúpula de descarga 1 motor 2 escovas ou pentes metálicos 1 coluna de apoio.
Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, um deles deve ser condutor(como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia.
3- Procedimento da experiência Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
4- Comentários
Uma vez que o gerador já está montado e com o motor ligado, podemos ouvir, ver (pelo faiscamento) e sentir as cargas elétricas estáticas que vêm da cúpula de descarga. Se desligarmos todas as luzes, e observarmos a região acima das pontas da escova inferior, veremos um brilho azulado. Significa que as cargas estão sendo