Gerador de van der graaff
CENTRO DE ENGENHARIAS
ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA
DISCIPLINA DE FISICA EXPERIMENTAL II
PROFESSOR JAVIER
ROTEIRO II
Carga Elétrica e Gerador Eletrostático
Acadêmica:
Carolina Gonçalves
Pelotas, 2 de abril de 2012
1 Objetivos
O presente trabalho tem o objetivo de estudar a interação entre cargas elétricas de mesma natureza e de natureza distinta; compreender o funcionamento de um gerador eletrostático de correia (Van der Graaff); analisar o comportamento de alguns materiais condutores e isolantes; e compreender os processos de eletrização em materiais condutores e isolantes.
2 Fundamentação Teórica
O gerador eletrostático de correia (gerador Van der Graaff) é um equipamento destinado ao estudo da eletrostática, desde a lei das cargas, eletrizações por atrito, contato, indução, descargas em gases à alta pressão, configuração de linhas de força, etc, até a análise parcial do campo elétrico entre elétrodos de diferentes formatos. O gerador eletrostático de correia é um equipamento de grande utilização didática devido à facilidade com que introduz, via audiovisual, conceitos fundamentais como os referentes à lei das cargas, configuração das linhas de força do campo elétrico, etc.
A cabeça esférica do gerador (pólo negativo) funcionará como um elétrodo denominado cátodo, sua base inferior (sem ligação terra) é o elétrodo positivo, denominado ânodo.
3 Relação do Material Necessário
O presente experimento é realizado com um gerador eletrostático de correia (tipo Van der Graaff) e acessórios.
4 Montagem Experimental
Figura 1: gerador eletrostático de Van de Graaff
Conecta-se o gerador à rede elétrica, liga-se o aparelho e deixa-se funcionar por alguns instantes. Logo após aproxima-se a esfera metálica menor da cabeça ao gerador e descreve-se o observado. A seguir aproxima-se um dos terminais de uma lâmpada ao gerador. E por fim aproxima-se um fio de cabelo ao gerador.
5 Procedimetos