Sistemas Operacionais Para Smartphones
Existem dois grandes sistemas operacionais que dominam quase a totalidade do mercado de aparelhos hoje. São eles o Android e o iOS.
*Android: O Android concentra a maior parte do mercado de sistemas operacionais móveis, por ser livre e por fazer parte de uma grande aliança chamada Open Handset Alliance, um conjunto de empresas que se organizaram para criar padrões abertos para a telefonia móvel, qualquer smartphone no mundo que tenha um poder de processamento mínimo necessário para rodar o sistema, pode utilizá-lo. Samsung, HTC e LG são grandes fabricantes de smartphones que já equipam seus aparelhos com o sistema Android.
*iOS: Um sistema que vem trazer o equilíbrio a força é o iOS. O iOS é o sistema para smartphone desenvolvido pela Apple e que só pode ser adquirido se você comprar um produto da empresa que já venha com o sistema. iPhone, iPad e iPod são alguns dos seus aparelhos que carregam o iOS como sistema operacional. Pelo fato de apenas os seus aparelhos poderem usar o sistema operacional, a quantidade no mercado de smartphones que carregam o iOS é limitada ao número de aparelhos da empresa. Já que existem tantas outras empresas que fabricam aparelhos e adotam sistemas livres, como o Android ou pagos, como o Windows Phone, o iOS está ficando pra trás num mercado concorrido
*Windows Phone: Logo atrás dessas duas está o Windows Phone, o novo sistema da Microsoft que decidiu aposentar o Windows Mobile e lançou um sistema bem parecido com o seu híbrido sistema Windows 8. A maior parte dos smartphones que carregam o Windows Phone como sistema operacional são os smartphones da Nokia, linha Lumia, e Samsung, linha Omnia.
*Ubuntu Touch: O Ubuntu touch é um sistema operacional desenvolvido pela Canonical, a mesma desenvolvedora do Ubuntu. Acontece que a empresa já conta com sistemas operacionais para smartphones, tablets, desktops e inclusive smart TVs. Você pode integrar todos os seus equipamentos com o Ubuntu e trocar