valvulas
Atuador : Contitui-se no elemento responsável em prporcionar a necessária força matriz aofuncionamento da válvula de controle. Sendo parte intrigante do sistema controle deve proporcionar á válvula meios de operacionalidades estáveis e suaveis, contra açao variavel das forças dinâmicas e estáticas originadas nas válvulas atravéis da açao dos fluídos de processos. Instrumentação dependendo basicamente do meio de produção da força motriz, o atuador utilizado emaplicações de controle modulado, classifica em 5 tipos de pneumática a mola e diafragma , pneumática e pistão elétrica elétrico-hidráulico e hidráulico.
Atuador tipo pneumático mola e diafragma.
Vantagens : Baixo custo. Simplicidade. Posição de segurança por falha é inerente. Necessidade de baixa pressão de ar de suprimento. Ajustabilidade. facilidade de manutenção. capacidade de operação sem anecessidade do uso de posicionadores. Resposta rápida. Seguro em aplicações eletricamente perigosas
Desvantagens : Torques limitados. Limitações quanto a temperatura. Inflexibilidade quanto á temperatura. Flexibilidade para alterações das condições de serviço.
Atuador tipo elétrico.
Vantagens: Compacticidade. Aptidão para aplicaçoes remotas.
Desvantagens: Auto custo. Falta de posição de segurança por falha. Habilidade limita para sistemas de controle modulado. resposta lenta. Falta de ajustabilidade.
Atuador tipo pneumático pistão.
Vantagens : Capacidade de torque elevado. Compacticidade. Menor peso. Adaptabilidade às altas temperaturas do meio ambiente. Adaptabilidade às variações dos requisitos de torque da válvula. Resposta rápida. Seguro em aplicações eletricamente perigosas.
Desvantagens : Posição de segurança por falha, requer acessórios opcionais. Necesssidade do uso do posicionadar para aplicações em controle